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Capítulo 7 - Felicidade

Em seu livro Seja mais feliz, ele escreve: “nós não somos recompensados por apreciarmos a jornada em si, mas por um término bem-sucedido. A sociedade recompensa resultados, não processos; chegadas, não jornadas”. [p.63]

A Qualidade de como vc faz as coisas importa.

A metanálise mostrou que as pessoas que se sentiam felizes tinham mais chances de conseguir entrevistas de emprego, ser avaliadas de forma mais positiva pelos supervisores, mostrar desempenho e produtividade maiores; e ser melhores gestores [p.64]

As pessoas não são felizes porque são bem-sucedidas; elas são bem-sucedidas porque são felizes. Felicidade é uma medida indicadora. [ibid]

Retrospectiva

Humildade - encarar com maturidade os resultados.

Métrica da felicidade - isso é uma coisa interessante

  1. Em uma escala de 1 a 5, como você se sente em relação ao papel que desempenha na empresa?
  2. Usando essa mesma escala, como você se sente em relação à empresa como um todo?
  3. Por que você se sente assim?
  4. O que tornaria você mais feliz no próximo Sprint?

Conforme eu disse antes, não estou muito interessado em desempenho individual; apenas no desempenho da equipe. Eu consigo dobrar a produtividade de uma equipe em um mês, mas um indivíduo? Isso levaria um ano. [p.66]

“As conexões [que os funcionários] fazem durante o treinamento de campo se mantêm por toda a sua carreira”. O treinamento em campo é intenso propositalmente — as pessoas têm de chegar às sete horas da manhã, trabalhar duro, cumprir prazos e passar em testes. Mas funciona. As pessoas que passam pelo campo de treinamento continuam se relacionando não apenas por meses, mas por anos, organizando os próprios encontros e churrascos para manterem contato. [p.68]

Outra maneira que a Zappos usa para manter as pessoas felizes é dar aos funcionários uma chance de aprender e crescer. A empresa quase sempre prefere contratações internas. [ibid]