Pular para o conteúdo principal

Capítulo 8 - Prioridades

Alguns anos atrás, conheci Scott Maxwell, na Johnny’s Luncheonette, em Newter Center. Já falei sobre ele antes. Ele é o fundador da OpenView Venture Partners, e foi o homem que descobriu que trabalhar por mais horas gera mais trabalho do que conquistas. Eu já trabalho com a OpenView e as empresas de seu portfólio há alguns anos e, em cada uma delas, observei aumentos drásticos na produtividade. [p.73]

Isso vai ser sempre uma polêmica. Muita gente pensa em quantidade ao invés de qualidade. O problema disso é que nós somos limitados em vários aspectos. Temos que buscar fazer melhor ao invés de fazer mais.

A primeira coisa que você precisa fazer quando está implementando o Scrum é criar uma lista de pendências. Ela pode conter centenas de itens, ou apenas algumas poucas coisas que você precisa fazer primeiro. É claro que você precisa ter uma ideia clara do que deseja no final do trabalho, que pode ser um produto, um casamento, um serviço, uma nova vacina ou a pintura de uma casa. Pode ser qualquer coisa, mas, uma vez que você tenha uma visão, precisa pensar no que será necessário para fazer aquilo acontecer. [p.74]

O nome da lista de pendências é backlog. Embora o nosso ainda não seja a última bolachinha do pacote é algo muito bom em termos de organização. O backlog é um repositório de ideias 💡

Histórias 📝 - descrição de situações de como podemos melhorar as coisas. Lembram do lance da troca de contexto?

Princípio de Paretto

Existem apenas três papéis no Scrum. Ou você faz parte da equipe e está fazendo o trabalho — é o Mestre Scrum, que ajuda a equipe a descobrir como trabalhar melhor; ou, então, você é o Dono do Produto, que decide que trabalho deve ser feito. Ele (ou ela) é o dono da Lista de Pendências, do que está ali e, o mais importante, em que ordem. [p.75]

Quem levanta requisitos é o PO(acrônimo de product owner).

As pessoas podem dizer aos Engenheiros Chefes que eles estão errados, e então eles têm de se certificar que estão certos. Eles não fazem avaliações de desempenho, não promovem funcionários nem dão aumentos. Mas decidem sobre o carro e como ele será feito — por persuasão, não coerção. [ibid]

Esse é um modo legal de trabalhar. Você precisa agir na lábia e convencer as pessoas de que àquilo é o melhor para elas.

O Product Owner é o dono do backlog.

Primeiro as coisas importantes ⚠️

Ciclo OODA

Ciclo OODA: estratégia militar para tomada de decisões rápidas

Um hábito ruim que uma empresa pode adquirir por causa das constantes mudanças das necessidades do mercado e porque os gestores não sabem exatamente onde o valor reside é tornar tudo prioridade. Tudo passa a ser prioridade máxima. O ditado que me vem à mente é o de Frederico II da Prússia, posteriormente conhecido como Frederico, o Grande: “Aquele que tudo defende, nada defende”. Ao não concentrar seus recursos tanto quanto sua energia mental exige, você acaba diluindo-os à irrelevância. [p.79]

Temos que tomar cuidado com a citação acima. Esse é o principal problema de trabalhar com quem não conhece o produto.

Você quer fazer isso com algo que entregue, pelo menos, um pouquinho do valor. Chamo isso de Produto Mínimo Viável (Minimum Viable Product — MVP). Isso poderia ser o que você mostra para o público pela primeira vez. Qual é o nível de eficácia que o produto deve ter? [p.80]

Lembrem-se de um detalhe: as pessoas geralmente não sabem o que elas querem. Isso precisa estar claro porque se você gera essa expectativa, se dá mal.

Se você começa um projeto e pouco depois percebe que o valor verdadeiro, aqueles 20%, não está nos atributos que você definiu — está em um conjunto diferente que você descobriu no decorrer do trabalho —, então o gerenciamento de projetos tradicional foi projetado para impedir isso. Ele foi projetado para impedir a entrega de valor rápido demais. [p.83]

No entanto, eles só foram capazes de fazer tal julgamento depois de verem algo que realmente funcionava. A decisão não foi tomada com base em construtos teóricos; eles tinham algo que podiam olhar e tocar. Com essa questão resolvida, puderam iniciar o projeto da estrutura na qual as lentes entrariam e os processadores que controlariam as imagens. [p.84]

Esse é um aspecto importante. O nome disso em software é mock. Cria-se um modelo e explica ao usuário como será a funcionalidade para que ele visualize com o maior número de detalhes possíveis. Assim se dá lastro as decisões dele. A possibilidade de rejeição é infinitamente menor.

Protótipo Funcional